Controlle e o mps.br – Atendendo o GRE1

O primeiro passo para atender o GRE1 – O entendimento dos requisitos é obtido junto aos fornecedores de requisitos – é identificar e registrar os requisitos do projeto. Isto pode ser feito pelo diagrama (uma maneira simplificada e rápida de incluir requisitos) ou pela tela de cadastro de produto.  É possível vincular imagens, links, arquivos externos,  identificar a fonte/fornecedor do requisito, além de definir atributos personalizados. Conforme mostramos no post “User Story ou Caso de Uso? nenhum dos dois? você decide…“  os requisitos podem ser expressos de diferentes maneiras: através de uma lista de requisitos, especificação de caso de uso, user story, ou qualquer outra forma definida pela empresa.

Registro do Requisito

Após identificados, os requisitos devem ser agrupados em uma baseline. Aqui a idéia de baseline é  identificar o escopo do projeto, iteração, ou até mesmo da versão de um produto. Este agrupamento pode ser feito na tela de cadastro de baseline ou  no próprio registro do requisito a medida que eles vão sendo identificados.

Baseline do Projeto

Após o fornecedor avaliar a lista de requisitos, o registro de aceite pode ser feito diretamente na ferramenta Controlle. Basta alterar o status da baseline para, por exemplo, “Aprovada pelo Fornecedor de Requisitos” e solicitar que ele registre o comprometimento com esta aprovação. Este registro gera um log com as informações do usuário autenticado e é uma comprovação que aquele usuário concorda com a mudança de status. A ferramenta dispõe de um relatório com o histórico destas informações. O ciclo de vida de uma baseline pode ser configurado pelo usuário, adequando-se a realidade de cada empresa ou projeto.

Registro de Comprometimento

A evolução do entendimento dos requisitos pode ser evidenciada pelo log de alterações, onde é possível visualizar as diferenças entre os registros e identificar o motivo da alteração, caso tenha sido registrado pelo usuário.

Histórico de evolução dos requisitos

2 thoughts on “Controlle e o mps.br – Atendendo o GRE1

  1. Pingback: Controlle e o mps.br « Blog do Controlle

  2. Pingback: Controlle e o mps.br – Atendendo o GRE2 « Blog do Controlle

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>